Corretores de imóveis de todo o estado terão a oportunidade de ampliar horizontes profissionais no mercado de trabalho, a partir do curso que será oferecido pelo Creci-PB, através do Programa de Educação Continuada ao Corretor de Imóveis (Proecci), voltado à capacitação para o exercício da avaliação imobiliária.
O curso lhes permitirá emitir parecer técnico de avaliação mercadológica, que é o documento resultante da atividade de avaliação imobiliária, que permite a juízes nomearem corretores de imóveis peritos judiciais e auxiliá-los nas ações judiciais que envolvam bens imóveis.
O chefe do setor de Educação Continuada do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, Andersom Bontorim, está ministrando treinamento aos colaboradores do Creci-PB, com vistas ao curso, que será realizado a partir do dia 6 de abril. As inscrições iniciam na próxima terça-feira através do site do Creci-PB e são limitadas aos setenta primeiros interessados, com mais vinte para efeito de eventuais desistências
Conteúdo programático
Segundo ele, o conteúdo programático consta de seis disciplinas (módulos): legislação da profissão, documentação imobiliária, relações humanas no mercado imobiliário, financiamentos, estruturação e elaboração de proposta de financiamento e avaliação de imóveis.
Andersom explicou que ao final de cada módulo, haverá uma avaliação, que não será objeto de nota, mas de exercício de fixação. Ao final do curso, porém, os alunos serão submetidos a uma avaliação completa escrita, constantes de 30 questões de múltipla escolha acerca de todo o conteúdo programático, onde será exigida a nota mínima de 6 para aprovação, ou seja, acerto de 18 questões.
Na mesma ocasião, antes dessa prova, os alunos terão que apresentar um parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM), documento que aprenderá a fazer durante o curso. A somatória dos exames resultará na sua aprovação ou não”, afirmou Andersom.
Ao final, os alunos aprovados receberão certificado reconhecido pelo Cofeci, que os legitimará a se cadastrar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI ), que é mantido pelo Órgão.
Sistema biométrico
No próximo dia 5 de abril o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto irá proferir uma aula magna para os inscritos no auditório do Creci-PB . A carga horária de 105 horas será dividida em 35 dias úteis, através de três horas diárias, admitida apenas uma falta em cada um dos seis módulos, desde que não ultrapasse o limite de três no curso.
“A tolerância para o horário de chegada será de no máximo 14 minutos de tolerância e 59 segundos. Quando o relógio virar o período de 15 minutos, o registro de sistema biométrico da presença será desativado. Isso significa dizer que ele tem esse tempo para a entrada e saída. Se o aluno chegar depois, assistirá a aula, mas com falta. Se entrar e sair sem registrar a saída, também será considerada falta”, acrescentou Andersom.
Por fim, ele destacou a iniciativa do Creci-PB, em buscar a integração com os outros Regionais, para viabilizar aos corretores paraibanos capacitação e aperfeiçoamento profissional, a exemplo do que já ocorre com os Conselhos de AM-RR, PA-AP e MS.