Logo

Notícia

Publicada em: 24/02/2023 às 08hM - Modificado em: 24/02/2023 às 10h33

Novo Minha Casa Minha Vida irá ampliar financiamento de imóveis usados

Novo Minha Casa Minha Vida irá ampliar financiamento de imóveis usados

Famílias em situação de rua serão contempladas no Minha Casa Minha Vida
Conforme anunciado pelo Governo, o programa Minha Casa Minha Vida terá um maior caráter social. Por isso, outra novidade foi a inclusão de famílias em situação de rua no programa.

Aluguel social deve ampliar alcance do Minha Casa Minha Vida

Outra novidade, já adiantada aqui por nós no canal do Portal VGV, será a possibilidade de locação social, ou aluguel social. Isso deve permitir com que pessoas em situação de vulnerabilidade também possam ter acesso a uma moradia com mais dignidade. Essa é uma medida importante, já sugerida pelos empresários da construção em ocasiões anteriores e que agora está contemplada no programa.

Localização dos imóveis enquadrados no Minha Casa Minha Vida
Uma questão que sempre foi alvo de críticas, que é com relação à localização dos empreendimentos, muitas vezes em locais mais afastados, também foi considerada nesta nova formulação do programa. De acordo com o informado pelo Governo, os empreendimentos agora estarão mais próximos a comércios, serviços e equipamentos públicos, com melhor infraestrutura no entorno. No entanto, o Governo não detalhou como pretende de fato viabilizar isso, haja vista que o custo dos terrenos em regiões bem localizadas é um dos principais entraves para que a habitação social possa estar melhor localizada. Existe a possibilidade de que prédios sem uso possam ser destinados a esta finalidade, bem como áreas públicas, inclusive da União.

Meta do novo Minha Casa Minha Vida
E pra finalizar, vamos falar da meta… O Governo adiantou que a meta do novo Minha Casa Minha Vida é entregar até dois milhões de moradias pelo país até o ano de 2026. Uma meta um tanto quanto ousada, mas que iremos acompanhar de perto para entender se de fato será atingida.