Notícia
Publicada em: 24/11/2015 às 10h30
Corretores de imóveis terão posto de atendimento exclusivo da PMJP em Sindicato
Foto: paraiba.com.brOs corretores de imóveis terão um posto avançado da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de João Pessoa na sede do Sindicato que representa a categoria, no bairro de Miramar, para atendimento exclusivo de serviços como verificação de débitos do imóvel, IPTU, taxa de coleta de resíduos e principalmente transferência do imóvel, que exige o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI).
Convênio nesse sentido foi firmado entre o prefeito Luciano Cartaxo e o presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques. "Essa é uma conquista das mais importantes para a categoria e vem se somar a outras consolidadas ao longo desse nosso primeiro ano de gestão, como vitoriosa luta pela aprovação da Lei do corretor associado e a incorporação do Sindicato ao Sicoob, considerado o maior sistema financeiro cooperativo do País", destacou Bira, como é popularmente conhecido.
A assinatura do documento se deu durante encontro anual dos corretores de imóveis, que contou com a presença do presidente eleito do Creci-PB e do presidente interventor, respectivamente Rômulo Soares e Assis Cordeiro, dos presidentes dos Sindicatos dos Corretores de Imóveis dos estados de Pernambuco e Espírito Santo, Paulo Santos e Maria Elisabeth de Oliveira (diretora de relações públicas da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, representando o presidente Joaquim Ribeiro).
Otimização de tempo
Com isso, os corretores de imóveis poderão direcionar às suas atividades o tempo desperdiçado nas filas de atendimento junto às demais pessoas. A medida também fortalecerá o combate do exercício ilegal da profissão e proporcionará segurança aos contribuintes, diante do condicionamento no fornecimento das referidas informações àqueles corretores devidamente registrados.
Luciano Cartaxo afirmou que a medida, possível após alguns ajustes no sistema tributário, faz parte de uma série de ações voltadas à desburocratização da máquina administrativa, a exemplo do funcionamento do RedeSim na hora da abertura de empresas e investimentos no atendimento pela internet, para facilitar a vida do contribuinte.
Nesse contexto, ele lembrou que hoje o contribuinte com a empresa regular já tira todas as notas fiscais eletrônicas pela internet, além também de certidão negativa, o IPTU do exercício e que pretende ampliar esse leque de serviços a partir de 2016.
*Foto: http://www.paraiba.com.br/
Fonte: http://www.paraiba.com.br/