Logo

Notícia

Publicada em: 24/11/2015 às 10hM - Modificado em: 24/11/2015 às 10h33

Corretores de imóveis terão posto de atendimento exclusivo da PMJP em Sindicato

Corretores de imóveis terão posto de atendimento exclusivo da PMJP em Sindicato

Os corretores de imóveis terão um posto avançado da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de João Pessoa na sede do Sindicato que representa a categoria, no bairro de Miramar, para atendimento exclusivo  de serviços como verificação de débitos do imóvel, IPTU, taxa de coleta de resíduos e principalmente transferência do imóvel, que exige o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI).
Convênio nesse sentido foi firmado entre o prefeito Luciano Cartaxo e o presidente do Sindimóveis-PB, Ubirajara Marques. "Essa é uma conquista das mais importantes para a categoria e vem se somar a outras consolidadas ao longo desse nosso primeiro ano de gestão, como vitoriosa luta pela aprovação da Lei do corretor associado e a incorporação do Sindicato ao Sicoob, considerado o maior sistema financeiro cooperativo do País", destacou Bira, como é popularmente conhecido.

A assinatura do documento se deu durante encontro anual dos corretores de imóveis, que contou com a presença do presidente eleito do Creci-PB e do presidente interventor, respectivamente Rômulo Soares e Assis Cordeiro, dos presidentes dos Sindicatos dos Corretores de Imóveis dos estados de Pernambuco e Espírito Santo, Paulo Santos e Maria Elisabeth de Oliveira (diretora de relações públicas da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, representando o presidente Joaquim Ribeiro).

Otimização de tempo
Com isso, os corretores de imóveis poderão direcionar às suas atividades o tempo desperdiçado nas filas de atendimento junto às demais pessoas. A medida também fortalecerá o combate do exercício ilegal da profissão e proporcionará segurança aos contribuintes, diante do condicionamento no fornecimento das referidas informações àqueles corretores devidamente registrados.

Luciano Cartaxo afirmou que a medida, possível após alguns ajustes no sistema tributário, faz parte de uma série de ações voltadas à desburocratização da máquina administrativa, a exemplo do funcionamento do RedeSim na hora da abertura de empresas e investimentos no atendimento pela internet, para facilitar a vida do contribuinte.

Nesse contexto, ele lembrou que hoje o contribuinte com a empresa regular já tira todas as notas fiscais eletrônicas pela internet, além também de certidão negativa, o IPTU do exercício e que pretende ampliar esse leque de serviços a partir de 2016.

*Foto: http://www.paraiba.com.br/